Mundo

Turquia abre julgamento de generais responsáveis por golpe militar

Agência France-Presse
postado em 04/04/2012 09:28
Ancara - O julgamento do autor do golpe militar de 1980 na Turquia, Kenan Evren, e de outro membro de sua junta, Tahsin Sahinkaya, começou nesta quarta-feira (4/4) em Ancara, um processo sem precedentes no país, onde o Exército tomou o poder em três ocasiões desde 1960. Os dois homens, idosos e enfermos, não compareceram à primeira audiência do julgamento, no qual são acusados de "crimes contra o Estado" pelo golpe, que terminou com 50 execuções e milhares de detenções. Diante do tribunal, centenas de manifestantes pediam justiça para as vítimas do golpe.

A audiência - a primeira a julgar os autores de um golpe na Turquia - começou na presença de vários deputados dos principais partidos atualmente representados no Parlamento turco e que se constituíram parte civil contra os autores do golpe. Com a alegação de que atuavam em nome da defesa dos princípios da República Turca instaurados por Mustafa Kemal Atatürk, os militares derrubaram em três ocasiões, em 1960, 1971 e 1980, os governos eleitos. Também afastaram do poder um governo islamita em 1997. O golpe de Estado de 12 de setembro de 1980 foi o mais violento: centenas de milhares de detidos, 250.000 indiciados, 50 detidos executados, dezenas de mortos na prisão sob tortura. Além disso, milhares de turcos partiram para o exílio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação