Mundo

Israel lança licitação de 872 casas para colonos em Jerusalém Oriental

Agência France-Presse
postado em 04/04/2012 12:48
Jerusalém - O Ministério israelense da Habitação publicou nesta quarta-feira (4/4) as licitações para a construção de 872 alojamentos para colonos em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada, e de outros 249 em assentamentos na Cisjordânia e nas Colinas de Golã, segundo fontes oficiais e ativistas. As residências serão construídas em Har Homa, um bairro de colonização situado no sul de Jerusalém Oriental, segundo licitações publicadas no site do ministério.

Outras 180 casas devem ser construídas em Givat Zeev, ao norte da cidade, e 69 em Katzrin, na Golã ocupada. De acordo com Seidemann, estas licitações fazem parte de uma campanha punitiva de Israel contra os palestinos depois que a Palestina foi admitida como membro de pleno direito (e, portanto, como um Estado) na Unesco. No início de novembro, Israel anunciou sua intenção de construir 2.000 novas casas para colonos (1.650 delas em Jerusalém Oriental) em resposta à decisão da Unesco de aceitar a Palestina.

Israel proclama Jerusalém como sua capital eterna e indivisível, enquanto os palestinos desejam que Jerusalém Oriental (ocupada e anexada por Israel após a Guerra dos Seis Dias, em 1967) seja a capital do Estado que tentam criar. A comunidade internacional considera que todas as colônias são ilegais, tanto as autorizadas pelo governo israelense quanto as ilegais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação