Mundo

Líder republicana pede que Obama aborde temas como Cuba e Irã com Dilma

Agência France-Presse
postado em 05/04/2012 18:08
Washington - A influente congressista republicana Ileana Ros-Lehtinen pediu nesta quinta-feira (5/4) que o presidente Barack Obama aborde com sua colega Dilma Rousseff em seu encontro de segunda-feira temas como Cuba e Irã, frente aos quais o Brasil "contraria interesses dos Estados Unidos".

Em uma carta a Obama, a presidente da comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes pediu ao presidente que em sua reunião de segunda-feira na Casa Branca trate com Dilma "uma série de políticas que contrariam diretamente interesses dos Estados Unidos".

A cubano-americana Ros-Lehtinen referiu-se especificamente à falta de "liderança" do Brasil para defender direitos básicos dos cubanos, seu reconhecimento de um Estado Palestino e sua rejeição a ampliar sanções contra os governos de Irã e Síria.

"Se o Brasil quiser ser visto e tratado como um ator responsável em nosso continente, suas políticas devem refletir um compromisso com a defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas, e da não proliferação", afirmou Ros-Lehtinen.

"Sua assistência e colaboração pode ter um papel decisivo em evitar que organizações terroristas consigam refúgio no continente e usem o narcotráfico para financiar suas atividades ilícitas", completou a congressista pela Flórida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação