Mundo

Cigarro teria provocado início de incêndio em reator na França

Rodrigo Craveiro
postado em 06/04/2012 08:00
Um susto, mas intenso o bastante para causar preocupação internacional. Um cigarro aceso teria provocado ontem (05/04) um incêndio no prédio do reator da unidade de produção 2 da usina nuclear Penly, no oeste da França. A operadora Electricité de France (EDF) garantiu que o reator foi desligado e que as instalações são seguras. ;A EDF constatou um vazamento de água radioativa do circuito primário do reator, mas a água é conduzida a tanques previstos para isso;, afirmou. No fim da noite (hora local), as autoridades decretaram alerta de nível 1 (;anomalia;) na escala internacional de acontecimentos nucleares ; que vai até 7 (;incidente maior;).

;Não foi um incidente sério, em termos de consequências, mas muito grave no que diz respeito ao risco;, disse ao Correio, por telefone, de Paris, Yannick Rousselet, especialista em assuntos nucleares da ONG Greenpeace. ;Houve grave ameaça à refrigeração. O sistema automaticamente interrompeu o reator;, acrescentou.


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação