Mundo

Oposição síria convoca protesto; ONU defende cessar-fogo

Agência France-Presse
postado em 06/04/2012 09:34
DAMASCO - Os opositores democratas sírios convocaram uma manifestação para esta sexta-feira em apoio ao projeto de armar os rebeldes, enquanto a violência prosseguia e a ONU defendia um cessar-fogo total até 12 de abril.

O Conselho de Segurança de la ONU demandou na quinta-feira ao regime sírio o fim das operações militares até 10 de abril, como Damasco prometeu, e que a oposição faça o mesmo nas 48 horas seguintes.

Mas apesar da ordem da ONU, a violência não deu trégua. No total, 77 pessoas, incluindo 45 civis, morreram na quinta-feira na Síria, sobretudo em ataques militares, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Nesta sexta-feira explodiram combates na província de Homs (centro) entre desertores do vilarejo de Al-Tiba e homens armados das aldeias leais ao regime do presidente Bashar al-Assad, depois que milicianos abriram fogo contra mulheres de Al-Tiba, matando duas delas e ferindo outras quatro, segundo a ONG, que tem sede em Londres.

As Forças Armadas também bombardearam os bairros de Homs. Na cidade de Rastan, mais ao norte, cercada e atacada, também foram registrados enfrentamentos. Em Damasco, as forças de segurança revistavam casas nos subúrbios, depois de uma noite de combates com desertores, que mataram três soldados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação