Agência France-Presse
postado em 07/04/2012 12:51
Buenos Aires - Pelo menos 10 pessoas morreram e 34 ficaram feridas, cinco com gravidade, quando um ônibus procedente da Bolívia caiu em um barranco na província argentina de Jujuy (norte), informou a polícia neste sábado."São dez os mortos, sete homens e três mulheres, entre elas uma bebê de seis meses e uma menina de seis anos", acrescentou uma fonte policial.
O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira quando um ônibus de dois andares da empresa boliviana Potosí, que tinha partido de Villazón (Bolívia) com destino a Buenos Aires, caiu em um barranco em Cuesta de Bárcena, 30 km ao norte da capital de Jujuy.
"O motorista do veículo me disse que os freios travaram", revelou à imprensa local o promotor Rodolfo Fernández, a cargo da investigação.
Segundo os registros, entre os passageiros havia pelo menos 48 pessoas de nacionalidade boliviana, além de cinco argentinos, três franceses, três peruanos, dois alemães, um inglês, um canadense e um espanhol.
De acordo com Camilo Nebhem, diretor do hospital Pablo Soria, no local "há 34 pacientes internados, cinco deles em tratamento intensivo e estado grave".
Em entrevista à Radio Diez, o médico disse que no ônibus "viajavam no total 69 pessoas, três delas motoristas e rodomoças de nacionalidade boliviana".
"No hospital infantil foram recebidos seis feridos, mas aparentemente sem lesões graves", informou.
Com relação às vítimas fatais, informou que "a polícia forense e pessoal de tribunais tenta fazer o reconhecimento de cadáveres porque há mutilações e são difíceis os trabalhos de identificação".
De qualquer forma, confirmou que entre os mortos "há uma menina de seis anos e um bebê".
O acidente aconteceu em um trecho de declive da rota nacional 9 "em que se vai descendo muito, freando por muito tempo e a maioria dos acidentes acontece ali porque (os veículos) vai ficando sem freios e passam direto na curva", disse Nebhem.