Mundo

Colômbia dita primeira condenação por assassinato de líder camponês

Agência France-Presse
postado em 07/04/2012 15:55
Bogotá, 7 Abr 2012 (AFP) - A Justiça da Colômbia ditou a primeira condenação pelo assassinato de um líder camponês pela organização criminosa Los Paisas, anunciou neste sábado o Ministério da Agricultura.

"Devemos celebrar os primeiros vereditos contra os assassinos de reclamantes de terras, como o proferido contra os assassinos de Rogelio Martínez", informou o ministo da Agricultura, Juan Camilo Restrepo, em sua página no Twitter.

O Superior Tribunal de Bogotá determinou que o assassinato de Martínez, que lutava pela restituição de uma propriedade rural no município de San Onofre (Sucre, norte), ocorreu em maio de 2010, orquestrado por integrantes da Los Paisas, assinalou o Ministério.

A Los Paisas é uma das quatro principais quadrilhas herdeiras das organizações paramilitares, que foram as principais usurpadoras de terras na Colômbia até se desmobilizarem, entre 2003 e 2006.

Pelo crime envolvendo Martínez, o tribunal de Bogotá condenou e ordenou a captura do desmobilizado Mario de Ávila Díaz, que havia sido absolvido inicialmente por um juiz, e vinculou ao processo os demais integrantes da Los Paisas em Sucre.

A Procuradoria e ONGs pediram ao governo mais proteção aos camponeses que pedem a devolução de terras que lhes foram tiradas pela violência vivida na Colômbia nos últimos 20 anos. Oito líderes camponeses foram assassinados no ano passado.

O governo diz que os crimes tentam impedir a aplicação de uma lei de restituição de terras colocada em prática este ano, que almeja devolver, até 2014, dois milhões de hectares a cerca de 400 mil famílias afetadas pela violência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação