Mundo

Nove mineiros estão presos em uma mina no sul do Peru

Agência France-Presse
postado em 07/04/2012 18:42
Lima - As equipes de socorro redobraram seus esforços neste sábado para resgatar vivos nove mineiros presos desde quinta-feira no esconderijo de uma mina no sul do Peru, depois de terem desistido de utilizar máquinas pesadas para subir a colina onde se encontra a jazida informal Cabeça de Negro.

"Estão vivos, mas desistimos de usar uma retroescavadeira por conta da dificuldade em levá-la de caminhão ao topo da colina", disse por telefone à AFP Erin Gómez, secretário da Defesa Civil de Ica, 325 km ao sul de Lima.

Os mineiros estão presos a 250 metros terra adentro, em um túnel horizontal, após o deslizamento na colina onde está a mina Cabeça de Negro, no bairro de Quilque, distrito de Yauca do Rosário, na região Ica.

As tarefas de resgate intensificaram-se neste sábado com a substituição dos esgotados policiais e bombeiros presentes no local havia mais de 40 horas, completou Gómez.

No melhor dos casos "o resgate poderá ser concluído na noite de sábado ou de domingo, mas tudo depende de não ocorrerem mais deslizamentos no momento de remover os escombros que obstruem o refúgio", afirmou à AFP o funcionário da Defesa Civil.

As equipes de socorro levaram soro e remédios, bebidas hidratantes e oxigênio para o exterior da mina, onde um pequeno acampamento foi improvisado.

Presos há mais de 48 horas, os mineiros informaram que alguns deles "estão sofrendo quadros de desidratação e alteração da saúde mental", disse Alberto Borja, da Direção Regional de Saúde à rádio RPP.

Segundo Borja, "todos estão juntos e ilesos. Sua maior preocupação é que recebam líquidos. Enviamos 100 garrafas", disse.

"Os mineiros estão isolados por conta de um deslizamento de terra que bloqueou o refúgio, mas estão recebendo água e oxigênio por um sistema de canal", disse Erin Gómez.

A comunicação estaria sendo feita através de uma mangueira, segundo as equipes de socorro.

A Defesa Civil planejava resgatar os mineiros durante o dia com a ajuda de uma retroescavadeira, mas foi impossível levar esse maquinário de caminhão até o topo da colina pelas dificuldades de acesso.

Diante do cenário, as autoridades locais solicitaram o envio de equipes de resgate especializadas, que deverão chegar antes da tarde deste sábado na região do acidente.

"A remoção dos escombros estava avançada em 90%, mas como está ocorrendo de forma manual, houve um novo deslizamento que levou novamente a situação ao zero", disse Borja.

A mina Cabeça de Negro é uma jazida artesanal e informal de cobre, explorada em condições precárias depois que a exploração legal da mina foi abandonada há mais de duas décadas por seus proprietários.

Este tipo de mineração é feita muitas vezes sem medidas de segurança e à margem da lei, e os deslizamentos ocorram frequentemente.

Em março, três mineiros morreram presos em um refúgio quando trabalhavam em condições informais em Jicamarca, leste de Lima.

A mineração artesanal ou informal é uma atividade em alta nos últimos anos no Peru, um dos maiores produtores mundiais de prata, cobre e ouro.

Cinquenta e dois mineiros morreram no Peru em 2011 em acidentes de trabalho, segundo dados do Ministério de Minas e Energia do país, que não diferencia entre as vítimas da mineração informal e formal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação