Mundo

Farc: guerrilha colombiana não está enfraquecida e a luta irá continuar

Agência France-Presse
postado em 07/04/2012 19:57
Bogotá - ;Iván Márquez;, membro da direção das Farc, assegurou em um vídeo divulgado neste sábado que a guerrilha colombiana não está enfraquecida e que segue lutando.

No vídeo, exibido parcialmente pela rede de TV Telesur, Márquez afirma que "não existe o fim da guerrilha alardeado pelos peões do multinacionalismo da economia na Colômbia". "O que há é uma intensa confrontação, política e militar, e uma mobilização crescente dos setores sociais".

As imagens foram gravadas no dia 24 de março, antes de a guerrilha libertar, no dia 2 de abril, os últimos dez policiais e militares que mantinha sequestrados, explicou a Telesur.

Nos últimos anos, o Exército colombiano tem encurralado as Farc nas regiões mais isoladas do país e matou seus principais líderes, entre eles Jorge Briceño (;Mono Jojoy;), em 2010, e Alfonso Cano, em 2011.

O novo líder das Farc, Timoleón Jiménez ;Timochenko;, já enviou várias propostas de diálogo ao presidente Juan Manuel Santos, mas a guerrilha também intensificou os ataques contra as forças de segurança no último ano.

Luciano Marín, também conhecido por ;Iván Márquez;, membro do Secretariado das Farc, aparece no vídeo com uniforme verde oliva e diante de uma imagem de Manuel Marulanda ;Tirofijo; (Pedro Antonio Marín), fundador e máximo líder das Farc até sua morte, em 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação