Mundo

Emboscada das Farc mata 6 militares na Colômbia

Agência France-Presse
postado em 07/04/2012 21:59
Uma emboscada da guerrilha das Farc matou seis militares e três guerrilheiros neste sábado no departamento de Chocó, no oeste da Colômbia, informou um oficial do Exército.

"Uma patrulha foi atacada indiscriminadamente por terroristas da Frente 34 das Farc. Até o momento, são cinco soldados e um suboficial assassinados", explicou à AFP o oficial da Sétima Divisão do Exército.

Após o ataque, reforços enviados à região mataram três guerrilheiros.

Os militares patrulhavam um trecho da estrada entre Quibdó, capital do departamento de Chocó, e a cidade de Medellín quando os guerrilheiros atacaram, aproveitando o fato de que a via está bloqueada em vários pontos por deslizamentos de terra, o que dificulta a mobilização das tropas do Exército, revelou a Rádio Caracol.

Em um vídeo divulgado neste sábado pela rede de TV Telesur, ;Iván Márquez;, membro da direção das Farc, afirma que a guerrilha colombiana não está enfraquecida e que segue lutando.

"Não existe o fim da guerrilha alardeado pelos peões do multinacionalismo da economia na Colômbia". "O que há é uma intensa confrontação, política e militar, e uma mobilização crescente dos setores sociais".

O Exército colombiano tem encurralado as Farc nas regiões mais isoladas do país e matou seus principais líderes, entre eles Jorge Briceño (;Mono Jojoy;), em 2010, e Alfonso Cano, em 2011.

O novo líder das Farc, Timoleón Jiménez ;Timochenko;, já enviou várias propostas de diálogo ao presidente Juan Manuel Santos, mas a guerrilha também intensificou os ataques contra as forças de segurança no último ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação