Mundo

Justiça administrativa do Egito suspende comissão constituinte

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 09:22
Cairo - A justiça administrativa egípcia anunciou nesta terça-feira que decidiu suspender a comissão responsável por redigir a futura Constituição, aplicando um duro golpe aos islamitas, que dominam esta instância, boicotada pelos liberais. O tribunal do Cairo não explicou os motivos da decisão, que foi adotada em um momento político tenso, seis semanas antes da eleição presidencial. Juristas e partidos políticos liberais, que acusaram o Parlamento, que formou a comissão, de ter abusado das prerrogativas, apresentaram uma ação na justiça administrativa.

Esta comissão, integrada por 100 pessoas designadas no fim de março pelo Parlamento - 50 legisladores e 50 não legisladores - é formada principalmente por membros da Irmandade Muçulmana e por fundamentalistas salafistas, amplamente majoritários entre os deputados e senadores. Cerca de 150 pessoas se manifestaram perante o Conselho de Estado no Cairo para protestar contra o domínio dos islamitas nesta comissão.

Os islamitas se converteram na primeira força política do Egito desde que venceram as eleições legislativas. O exército dirige o país desde a queda do presidente Hosni Mubarak, no ano passado. Os laicos temem que este controle islamita na comissão desencadeie um fortalecimento da referência à sharia (lei islâmica) na legislação egípcia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação