Mundo

França nega que Siria tenha iniciado a aplicação do plano de Kofi Annan

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 11:33
Paris - A França negou nesta terça-feira (10/4) que a Síria, tal como anunciou, tenha começado a aplicar o plano do emissário Kofi Annan, classificando as declarações do regime de Damasco de "nova expressão flagrante de uma inaceitável mentira". O porta-voz do ministério das relações exteriores francês, Bernard Valero, disse que as declarações sírias demonstram um sentimento de impunidade contra o qual a comunidade internacional deve reagir imediatamente. Segundo Valero, a França vai expor esta posição na reunião do G8 em Washington e dentro do Conselho de Segurança da ONU.

[SAIBAMAIS]O chanceler francês Alain Juppé participa nesta quarta e quinta em Washington em uma reunião dos chefes da diplomacia do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá, Rússia). Mais cedo, o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem, afirmou que o governo da Síria retirou unidades militares de certas províncias, no dia em que todas as tropas deveriam deixar as ruas para cumprir o prometido pelo regime de Damasco ao emissário Kofi Annan. Mouallem disse ainda que o cessar-fogo deveria começar após a chegada ao país dos observadores internacionais.

De acordo com o chefe da diplomacia síria, o governo de Bashar al-Assad passou a aplicar outro ponto do plano de paz, com "a libertação de certas pessoas que participaram nos distúrbios". O plano de Annan, que prevê a retirada dos tanques e carros de combate dos centros urbanos, deveria entrar em vigor nesta terça-feira para permitir um cessar-fogo em 48 horas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação