Mundo

Livro revela que uma injeção aliviou o sofrimento de ex-presidente francês

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 12:18
Paris - O ex-presidente francês François Mitterrand, portador de um câncer durante mais de 14 anos, teve seu sofrimento aliviado em janeiro de 1996 por uma injeção intravenosa, conforme afirmam os autores do livro Le dernier tabou. Révélations sur la santé des présidents (O último tabu - Revelação sobre a saúde dos presidentes).

Os jornalistas franceses Denis Demonpion e Laurent Léger afirmam que o ex-presidente, postrado por um câncer que sofria desde 1981, viu "numa segunda-feira, por expressa exigência sua, seu calvário aliviado". Um dos filhos do ex-chefe de Estado, Gilbert Mitterrand, relata no livro que "mais apenas uma pessoa que sabe o que aconteceu, mas ela não dirá nada".

Único presidente socialista da V República, François Mitterrand morreu em 8 de janeiro de 1996 em consequência de um câncer. Apenas 10 dias depois de sua morte, seu ex-médico revelou que a doença foi descoberta em 1981 (ano em que foi eleito presidente) e que o então presidente o obrigou a falsear os boletins médicos.

Em relação a Nicolas Sarkozy, os jornalistas afirmam que o presidente candidato ingere comprimidos não autorizados para comercialização na França. No entanto, não dizem quais são esses medicamentos "destinados a mantê-lo em forma".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação