Mundo

Ucranianas tiram a roupa para defender o aborto em catedral de Kiev

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 12:59


Kiev - Várias militantes do grupo feminista ucraniano Femen protestaram nesta terça-feira (10/4) com os seios nus em uma catedral de Kiev contra um projeto de lei que pretende proibir o aborto nesta antiga república soviética. As jovens subiram seminuas ao campanário da catedral de Santa Sofia para tocar os sinos e exibir uma faixa negra com a palavra "Stop" (Pare). As ativistas denunciaram um "complô criminoso da Igreja e do Estado". Em tom de piada, as feministas afirmaram que a Ucrânia deveria "classificar a masturbação masculina de genocídio das próximas gerações".

O Femen é um grupo que protesta com regularidade contra a prostituição e o turismo sexual em todo o mundo. O deputado opositor Andri Shkil apresentou o projeto de lei, segundo ele, para impedir os abortos (à exceção de casos de risco para a vida da mãe) e melhorar a situação demográfica do país, cuja população caiu de 56 milhões a 42 milhões de habitantes nos últimos 12 anos. Ele apresentou o projeto após uma petição iniciada em março por várias igrejas cristãs, entre elas as Igrejas Católicas Orientais e a Igreja Católica Romana. A atual legislação autoriza o aborto até a 12; semana de gravidez e, em alguns casos, até a 22;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação