Mundo

Ministério do Irã afirma ter desmantelado rede terrorista ligada a Israel

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 14:54
Teerã - O Ministério iraniano da Informação indicou ter desmantelado uma "das maiores redes terroristas" ligadas a Israel, ressaltando que várias prisões haviam sido efetuadas, informou nesta terça-feira (10/4) a imprensa local. "Uma das maiores redes de sabotagem e de terrorismo do regime sionista e alguns de seus agentes foram identificados. Um grupo de terroristas criminosos e de mercenários que coopera com eles foi preso", indicou o ministério.

"Alguns agentes foram presos enquanto se preparavam para realizar uma operação terrorista", acrescentou. "Bombas, metralhadoras, pistolas, equipamentos de comunicação militares" foram apreendidos durante a operação "nas províncias fronteiriças e centrais" iranianas, indicou o ministério, sem dar maiores informações. As operações também permitiram "identificar os quartéis-generais dos sionistas em um dos países da região", disse, sem indicar o nome do país.

O Irã já anunciou a prisão de pessoas atuando, segundo ele, para os serviços de espionagem americano, britânico e israelense. Mas o país poucas vezes forneceu provas que apoiassem suas informações.

Nos últimos meses, Teerã acusou Israel e Estados Unidos de terem recrutado rebeldes sunitas na província do Sistão-Baluchistão (sudeste do Irã) para efetuar missões de sabotagem e de reconhecimento. Por outro lado, as relações entre Teerã e seu vizinho Azerbaidjão ficaram tensas nos últimos meses. O Irã manifestou sua irritação com as relações de Baku com Israel, país do qual o Azerbaidjão comprou, segundo a imprensa iraniana, armas por centenas de milhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação