Mundo

Presidente da Assembleia designado chefe de Estado interino do Mali

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 15:11
Bamaco - O Tribunal constitucional do Mali constatou oficialmente a vacância da Presidência após a renúncia do chefe de Estado deposto Amadou Toumani Touré, e encarregou o presidente da Assembleia, Dioncounda Traoré, de assumir o cargo de forma interina, segundo um decreto desta terça-feira (10/4).

A posse de Traoré como presidente de transição "será realizada depois de amanhã (quinta-feira) às 09h locais (06h de Brasília)", declarou à AFP uma fonte próxima ao Tribunal. Esta posse está prevista em virtude do acordo assinado entre a junta que derrubou o presidente Amadou Toumani Touré (ATT) no dia 22 de março e os mediadores do oeste da África.

A junta militar chegou na sexta-feira (6/4) a um acordo com a equipe mediadora liderada por Burkina Faso em nome da Comunidade Econômica dos estados da África Ocidental (CEDEAO), através do qual se compromete a devolver o poder aos civis.

A posse de Traoré abre o período de transição após a retirada dos golpistas, no momento em que o Mali está em plena ebulição devido à tomada do norte do país por rebeldes tuaregues e islamitas armados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação