Mundo

Suu Kyi se reunirá com o presidente birmanês nesta quarta-feira

Agência France-Presse
postado em 10/04/2012 15:47
Yangun - A líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi, eleita deputada nas recentes eleições parciais, irá nesta quarta-feira (11/4) a Naypyidaw para reunir-se com o presidente do país, Thein sein, anunciaram fontes do governo e de seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND). "Será um encontro privado", afirmou um dirigente governamental, sem dar mais detalhes.

Será a segunda vez que Thein Sein, um ex-general convertido há um ano em presidente do novo regime reformador, se encontra com Suu Kyi desde que ocupa o cargo. Em agosto de 2011, convidou a "Dama de Yangun" em Naypyidaw para um encontro considerado pelos analistas como chave para permitir a volta da opositora ao cenário político birmanês, depois de 15 anos de prisão domiciliar.

Este segundo encontro acontece depois da celebração de eleições parciais, que o Ocidente classificou de livres e justas, o que poderá dar lugar a um início da retirada das sanções americanas e europeias impostas ao antigo regime militar.

A Prêmio Nobel da Paz, deputada pelo distrito rural de Kawhmu, perto de Yangun, ocupará pela primeira vez uma cadeira na câmara baixa do parlamento em 23 de abril. A LND conquistou 43 das 44 cadeiras a que aspirava nas eleições parciais de 1o. de abril e se converteu na primeira força de oposição do país, um ano e meio depois das controvertidas eleições de novembro de 2010, as quais boicotou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação