Mundo

Coreia do Norte abastece foguete que colocará satélite em órbita

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 08:41
Pyongyang - A Coreia do Norte iniciou o abastecimento de combustível do foguete que pretende colocar um satélite em órbita entre os dias 12 e 16 de abril, informou nesta quarta-feira (11/4) o diretor do Centro de Controle de Satélites, Paek Chang-Ho. O diretor declarou que os reservatórios do foguete estarão cheios em breve.

O governo norte-coreano afirma que, oficialmente, o foguete, de 30 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, colocará em órbita um satélite de observação da Terra, o Kwangmyongsong-3 (Estrela Brilhante) para coletar informações sobre as plantações, florestas e os recursos naturais da Coreia do Norte. O foguete será lançado do novo centro espacial construído na península de Cholsan, a 50 km da fronteira com a China.

Mas os Estados Unidos e seus aliados, em particular a Coreia do Sul e o Japão, denunciam que trata-se de um teste disfarçado de míssil balístico de longo alcance, que poderá ser o primeiro passo, segundo fontes militares sul-coreanas, para um teste nuclear. O primeiro estágio do foguete deve cair no Mar Amarelo, a oeste da península coreana, e o segundo ao leste das Filipinas, sobrevoando uma parte das ilhas de Okinawa, na região sul do Japão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação