Mundo

Nove mineiros soterrados em mina de cobre são resgatados no Peru

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 09:24
Ica - Socorristas resgataram vivos nesta quarta-feira (11/4) os nove mineiros presos há seis dias a 250 metros de profundidade em um túnel horizontal de uma mina de cobre no sudeste do Peru. Os mineiros começaram a sair caminhando da mina um por um junto com os socorristas a partir das 7h local (9h de Brasília), portando cada um deles cobertores e óculos escuros para se proteger da luz do sol. Apenas um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio.

O presidente Ollanta Humala e os familiares receberam os homens na entrada do túnel da mina de cobre de Cabeça de Negro, cenário do drama vivido no Peru desde a quinta-feira (5/4).Uma bandeira peruana foi içada em um poste rústico na entrada do túnel por um grupo dos mineiros que participaram do resgate, e depois os mineiros e Humala hastearam outra bandeira peruana diante das câmeras. Antes de sair, os mineiros passaram por um primeiro controle no interior do túnel para avaliar suas funções vitais a cargo de médicos do Sistema de Atendimento Médico Móvel de Urgência (SAMU).

Os mineiros conversaram com o presidente peruano minutos antes de ser conduzidos a uma barraca que serve de hospital de campanha para avaliar novamente seus sinais vitais. Bellido, um dos mineiros, relatou que todos passaram por momentos críticos na mina, onde tiveram que dormir sobre plásticos, sem colchões. Para passar o tempo e evitar angústia, Bellido disse que faziam brincadeiras e exercícios físicos. A alimentação era enviada por uma mangueira e feita com o uso dos capacetes.

Nas barracas-hospital, os mineiros receberam oxigênio, líquidos reidratantes, bebidas quentes e alguns descansavam em macas. Quatro dos mineiros apresentaram problemas estomacais desde terça-feira (10/4). Todos eles saíram do acampamento de ambulância em direção ao hospital de Ica, 325 km a sudeste de Lima. A ministra da Mulher, Ana Jara, ficou muito agradecida por todos estarem bem, pois temia que o acidente fosse fatal.

A mina Cabeza de Negro é uma jazida informal de cobre e que é explorada em condições precárias, depois que a exploração legal da mina foi abandonada há mais de duas décadas por seus proprietários. Neste sentido, Humala convocou "os mineiros ilegais e informais a se legalizar para que tenham boas condições de trabalho".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação