Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 09:48
Banda Aceh, Indonésia - Um tremor de magnitude 8,6 foi registrado nesta quarta-feira (11/4) diante do litoral ocidental da ilha indonésia de Sumatra, provocando um alerta de tsunami e evacuações em massa nas costas do Oceano Índico. O tremor aconteceu às 5h38 de Brasília, a 33 km de profundidade e 450 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província de Aceh, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo fontes, o tremor se prolongou por cerca de cinco minutos, causando caos no trânsito e em escolas.Em uma primeira declaração, o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, tentou lançar uma mensagem de tranquilidade ao afirmar à imprensa que no momento não há ameaça de tsunami. Segundo uma especialista do British Geological Survey (BGS), Susanne Sargeant, o risco de tsunami parece menor. Susanne explicou que o movimento sísmico foi horizontal, e não vertical, e não provocou o deslocamento aparente no fundo do mar, que é o fator que provoca os tsunamis.
Mas duas horas depois do primeiro terremoto, uma violenta réplica de magnitude 8,2 ocorreu às 07h43 de Brasília, a apenas 16 km de profundidade e a 615 km de Banda Aceh. De início, ondas de apenas 80 cm atingiram a Indonésia após os dois terremotos. O primeiro terremoto foi sentido no interior de outros países, como a Índia e a Tailândia. Alguns edifícios balançaram em Bangcoc. O Centro Americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou estado de alerta para todo o Oceano Índico.
A Índia decretou o primeiro alerta de tsunami para as ilhas de Andaman e Nicobar, onde o tsunami de 2004 deixou 450 mortos, e o estendeu depois a vários Estados costeiros situados no Oceano Índico. O Quênia e a ilha francesa de Reunion, no Oceano Índico, também emitira alertas de tsunami. A Tailândia ordenou a evacuação das costas do mar de Andaman. O Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia recomentou que as pessoas que vivem no litoral de Andaman devem ir para pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar.
As ondas, no entanto, chegaram ao litoral tailandês com apenas 10 cm. O Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia, no entanto, optou por manter o alerta de tsunami. No Sri Lanka, onde 30.000 pessoas morreram em 2004, também foi decretado um alerta em seu litoral. "Existe uma forte possibilidade que o tsunami alcance nossa ilha depois do tremor na Indonésia", afirmou o diretor-adjunto do Departamento de Meteorologia, M.D. Dayananda.
A ilha de Sumatra, situada a noroeste do arquipélago indonésio, já havia registrado em 2004 um tremor de magnitude 9,3, que provocou um tsunami que deixou mais de 220 mil mortos em uma dezena de países do sudeste da Ásia.