Mundo

Governo dos Estados Unidos abre processo contra Apple e outros editores

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 14:06
Washington - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu um processo contra a Apple e outros editores por supostas práticas de monopólio na hora de fixar os preços dos livros eletrônicos, informou nesta quarta-feira (11/4) o The Wall Street Journal. O Departamento de Justiça disse que às 16h GMT (13h de Brasília) fará um anúncio "significativo sobre temas de concorrência", segundo um comunicado, que não forneceu mais detalhes.

Segundo o jornal, o processo aponta que a Apple e as principais empresas editoriais chegaram a um acordo para suspender a concorrência nas vendas de varejo, que os preços dos livros eletrônicos ao varejo aumentarão significativamente e que a Apple terá garantido um lucro de 30% sobre cada livro vendido.

As autoridades europeias de livre concorrência anunciaram em dezembro a abertura de uma investigação contra a Apple e cinco editoras diante de suspeitas de que teriam chegado a "acordos ilegais ou se dedicaram a práticas que têm por alvo ou por efeito restringir a concorrência".

As cinco editoras supostamente envolvidas e investigadas são Hachette (Lagardere Publishing, Francia), Simon & Schuster (CBS Corp., Estados Unidos), Penguin (Pearson Group, Grã-Bretanha), Verlagsgruppe Georg von Holtzbrinck (Macmillan, Alemanha) e Harper Collins, subsidiária americana da News Corp., que é proprietária do The Wall Street Journal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação