Mundo

Carta de Damasco anuncia fim das operações militares em 12 de abril

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 14:37
Genebra - O emissário da Liga Árabe e das Nações Unidas para a Síria, Kofi Annan, recebeu uma carta de Damasco que anuncia o fim dos combates militares em todo o território sírio na quinta-feira (12/4) , a partir das 06h locais (00h no horário de Brasília), afirmou nesta quarta-feira (11/4) seu porta-voz.

Damasco acrescentou uma reserva: "o direito de responder proporcionalmente a qualquer ataque realizado por grupos terroristas armados contra civis, forças do governo ou propriedades públicas e privadas", disse Ahmad Fawzi.

A carta recebida por Annan foi emitida pelo ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Mouallem. O documento informa ao ex-chefe da ONU "a decisão do Governo da República Árabe da Síria de ;cessar todos os combates militares em todo o território sírio a partir de seis horas de amanhã (horário de Damasco), quinta-feira, 12 abril de 2012;". Este horário corresponde ao prazo fixado por Annan.

"Se todo mundo respeitar (o plano para o fim dos combates), acredito que a partir das 06h00 (Damasco - 00h00 no horário de Brasília) de quinta-feira, 12 de abril, devemos ver uma melhoria significativa da situação", declarou nesta quarta-feira Kofi Annan durante uma coletiva de imprensa em Teerã com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi. O fim da violência é o segundo dos seis pontos do plano Annan, que foi aceito em 2 de abril pela Síria e aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU em 5 de abril.

Segundo Fawzi, Annan "continuará a trabalhar com o governo sírio e com a oposição para garantir a plena implementação do plano de seis pontos, o que incluiu o cumprimento integral do artigo 2;". A este respeito, o porta-voz ressaltou que Annan "tem o apoio contínuo dos países envolvidos neste caso".

O enviado especial da ONU, em visita à Turquia na terça-feira (10/4) e ao Irã nesta quarta (11/4), voltará para Genebra ainda esta noite, informou à AFP a diretora do Serviço de Informação da ONU em Genebra, Corinne Momal-Vanian. Kofi Annan terá uma reunião na quinta-feira (12/4) à tarde, por videoconferência, com o Conselho de Segurança da ONU. Além disso, deverá se reunir no sábado com o chefe das Nações Unidas, Ban Ki-moon, de passagem em Genebra para a reunião anual com os chefes da agência das Nações Unidas, acrescentou Momal-Vanian.

Nesta quarta-feira (11/4) o Exército sírio, ainda fortemente presente em algumas áreas, efetuou operações nas quais morreram pelo menos onze civis, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação