Mundo

Chávez recorda o décimo aniversário do golpe que quase o afastou do poder

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 14:57
Caracas - O presidente venezuelano Hugo Chávez, que se encontra em Havana fazendo radioterapia, comemorou nesta quarta-feira (11/4) no Twitter o décimo aniversário de Estado que o afastou do poder por dois dias, antes de regressar à presidência. "11 de Abril! Tremenda prova aquela a que foi submetido o Povo Venezuelano! Bendito sejas Povo Meu! Viviremos e Venceremos", escreveu Chávez em sua conta, @chavezcandanga.

"Vivam nossos mártires de 11 de Abril! Abraços a Elías e a todo o Povo Venezuelano. Eu estou calçando as botas de campanha! Esperem-me!", acrescentou, saudando assim o vice-presidente Elías Jaua, que ao mesmo tempo encabeçava um ato comemorativo em Los Teques, Estado Miranda (norte), transmitido pela tv oficial .

Em 11 de abril de 2002, centenas de milhares de opositores, descontentes com as políticas do governo, marcharam para o palácio de Miraflores para exigir a renúncia de Chávez, no poder desde 1999. A manifestação, que foi convocada pela Confederação Venezolana de Trabalhadores, principal central operária do país, e Fedecámaras, a patronal mais importante, acabou de forma violenta, com um saldo de 19 mortos e cem feridos.

Na madrugada do dia 12 de abril, os chefes militares retiraram seu apoio ao presidente e anunciaram que ele renunciaria ao cargo. Em 12 de abril, o titular da Fedecámaras, Pedro Carmona, jurou como presidente e dissolveu os poderes do Estado. Mas, um dia depois, militares leais se pronunciaram a favor de Chávez, explodiram manifestações populares de apoio ao presidente afastado e este voltou ao poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação