Mundo

Irã deve responder a comunidade internacional, diz Hillary Clinton

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 16:46
Washington - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, advertiu nesta quarta-feira (11/4) que apesar de haver tempo para uma solução diplomática à questão do programa nuclear iraniano, é "urgente" que Teerã responda à comunidade internacional, que teme que seu objetivo não seja civil.

Em seu discurso diante de chanceleres do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia), Hillary disse que uma próxima reunião entre Irã e as grandes potências será "uma oportunidade para que o Irã se ocupe seriamente das preocupações da comunidade internacional".

O Irã e os países do grupo 5%2b1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) prevêem retomar suas negociações no sábado em Istambul.

A República Islâmica já foi condenada por seis resoluções da ONU, que incluem quatro rodadas de sanções pelas suspeitas, apesar dos desmentidos de Teerã, de que tenta esconder objetivos militares em seu programa nuclear civil. Estas medidas foram reforçadas em 2010 com um embargo comercial, financeiro e petrolífero dos Estados Unidos e Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação