Mundo

Hillary diz que grandes potências querem estabilidade em península coreana

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 16:48
Washington - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira (11/4) que o Grupo dos Oito países mais industrializados tem um "forte interesse" em obter a estabilidade na península da Coreia, em meio a temores pelo lançamento de um foguete por parte de Pyongyang. "Acho que todos nós compartilhamos um forte interesse pela estabilidade na península da Coreia e discutiremos como alcançá-la", disse Hillary ao iniciar dois dias de reuniões no clube dos países mais industrializados.

A Coreia do Norte anunciou que se prepara para lançar um "satélite" como parte das celebrações nacionais, mas os Estados Unidos e seus aliados acreditam que seja, na verdade, um teste de míssil.

"A Coreia do Norte prepara o lançamento de um míssil balístico de longo alcance sobre o leste do Mar da China. Isso ocorrerá poucas semanas depois de a Coreia do Norte ter estabelecido uma moratória nos testes de mísseis", disse Hillary. "Com isso, viola várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU", disse a secretária de Estado nas conversas realizadas durante um almoço na Blair House, em frente à Casa Branca. O Grupo dos Oito inclui Estados Unidos, Rússia e Japão, que também participam das estancadas negociações sobre o programa nuclear da Coreia do Norte.

Coreia do Norte anunciou o plano de lançamento em ocasião do 100; aniversário do regime fundado por seu falecido líder Kim Il-Sung, apesar de ter decidido com Washington em 29 de fevereiro congelar seus programas de mísseis e nuclear. Como parte do acordo, os Estados Unidos se comprometeram a fornecer ajuda alimentar ao país asiático, um plano que Washington suspendeu depois do anúncio do lançamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação