Mundo

Morre aos 95 anos Ahmed Ben Bella, primeiro presidente da Argélia

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 18:06
Argel - Ahmed Ben Bella, o primeiro presidente da Argélia independente, morreu nesta quarta-feira (11/4) em Argel aos 95 anos, informou a agência APS, citando familiares.

Ahmed Ben Bella, presidente entre 1962 e 1965, morreu em sua casa em Argel, segundo a mesma fonte. Ele tinha sido hospitalizado duas vezes, há mais de um mês, no hospital militar de Ain Naadja. O presidente do país, Abdelaziz Bouteflika, decretou um período de luto nacional de oito dias pela morte de Ben Bella, anunciou a rádio estatal. Fontes oficiais anunciaram, ao mesmo tempo, que Ben Bella será enterrado no cemitério de El Alia na capital argelina na próxima sexta-feira depois das orações, às 13h30 locais (09h30 de Brasília).

Ben Bella presidia desde 2007 o Grupo de Sábios da União Africana. Ele foi em setembro de 1962 no primeiro presidente da Argélia, recém-independente da França. Em 1965 foi derrotado por seu ministro da Defesa, o coronel Houari Boumediene.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação