Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 19:03
Istambul - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta quarta-feira (11/4) que a Turquia poderá invocar o artigo 5 da Otan para proteger sua fronteira com a Síria, depois de disparos feitos do território sírio terem deixado feridos em solo turco, informou o jornal Today;s Zaman."A Otan tem a responsabilidade de proteger as fronteiras turcas", disse Erdogan a um grupo de jornalistas durante uma visita à China, lembrando o artigo da Aliança em que diz que um ataque a um de seus membros constitui um ataque a todos os seus membros.
Erdogan referiu-se aos recentes disparos do território sírio que feriram quatro civis sírios e dois turcos em um campo de refugiados próximo à fronteira entre ambos os países. Segundo testemunhos à AFP, dois dos sírios feridos morreram posteriormente.
Este é o primeiro incidente deste tipo desde o começo da revolta contra o regime de Damasco, em meados de março de 2011. Depois do incidente, Erdogan garantiu que se tratava de uma "clara violação da fronteira".