Mundo

Filial da Johnson and Johnson é condenada a pagar indenização bilionária

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 19:31
Washington - Uma subsidiária do grupo farmacêutico americano Johnson and Johnson (J) foi condenada em primeira instância a pagar indenizações de US$ 1,2 bilhão, em um processo referente ao antipsicótico Risperdal, informou a companhia nesta quarta-feira (11/4).

A empresa Janssen foi condenada por um tribunal do Arkansas (sul dos Estados Unidos) por causa de uma carta enviada em 2003 a médicos do estado que apresentava o medicamento, usado para tratar a esquizofrenia e o transtorno bipolar, como mais seguro do que seus concorrentes. O tribunal considerou que o envio da carta foi um erro.

Uma porta-voz da Janssen, Teresa Mueller, informou à AFP que o grupo, que argumentou que a carta foi enviada de boa fé, está "decepcionado" com a sentença e que apelará da decisão judicial.

A Jansenn considerou a condenação desproporcional, pois durante o período considerado no processo, o estado do Arkansas gastou, no âmbito de seu programa de saúde, US$ 8,1 milhões de dólares em prescrições reembolsáveis deste medicamento, cujo princípio ativo é a risperidona.

"O estado não apresentou nenhum paciente do Arkansas que tenha sofrido danos com o uso do Risperdal, qualquer médico ou Medicaid (programa de saúde) do Arkansas que tenha sido induzido a erro pelo rótulo do medicamento ou encarte da caixa ou que o estado tenha pago por uma prescrição de Risperdal que não tenha sido adequadamente escrita e qualificada para reembolso", disse Mueller.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação