Mundo

Vigilante da Flórida é preso pela morte do jovem negro Trayvon Martin

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 19:58
Jacksonville - O vigilante voluntário George Zimmerman foi preso e acusado de assassinato em segundo grau pela morte do jovem negro Trayvon Martin, informou nesta quarta-feira (11/4) a promotora especial Angela Corey. Zimmerman atirou contra Martin, de 17 anos, durante uma briga em um bairro da cidade de Sanford, na Flórida. A polícia deteve Zimmerman após o incidente, mas o vigilante não ficou preso. "Hoje apresentamos a acusação contra George Zimmerman por assassinato em segundo grau", disse Corey em entrevista coletiva. "Confirmo que Zimmerman está efetivamente sob prisão". [SAIBAMAIS]

O caso Martin alimenta um vivo debate nos Estados Unidos sobre as relações raciais e o direito a autodefesa. Zimmerman matou Martin com um tiro no peito, em uma rua de um bairro fechado onde o pai do jovem negro visitava uma amiga.

O vigilante não foi detido logo após o crime por alegar legítima defesa, baseado na lei permissiva da Flórida sobre o uso de armas que permite aos cidadãos usar força letal contra qualquer pessoa que represente séria ameaça.

A morte de Trayvon Martin desatou a ira da comunidade afro-americana e provocou um duro debate nacional que envolveu o presidente Barack Obama e congressistas negros. "É preciso destacar que não foi acusado com base na pressão da opinião pública ou de petições. Foi acusado com base nos fatos e em função das leis do Estado da Flórida", destacou Corey. Os advogados de Zimmerman "têm o direito de solicitar sua liberdade sob fiança...", segundo a promotora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação