Mundo

Terremoto de 6,4 graus na escala Richter abala centro e oeste do México

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 20:36
México - Um terremoto de 6,5 graus na escala de magnitude momento atingiu nesta quarta-feira (11/4) o oeste e o centro do México, sem causar vítimas ou danos materiais, apesar de ter provocado a evacuação de edifícios na capital, segundo o serviço geológico americano.

Inicialmente, o serviço geológico americano havia localizado o terremoto em magnitude 7.

O terremoto ocorreu às 17h55 locais (19h55 de Brasília) e teve epicentro na costa de Michoacán, no oceano Pacífico, a 16 km de profundidade, informou o Serviço Sismológico Nacional mexicano, que cifrou em 6,4 graus na escala Richter a magnitude do movimento de terra.

Nove minutos depois, foi registrada uma primeira réplica, que teve uma intensidade de 4,1 graus na mesma escala.

No Twitter, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, disse que uma primeira inspeção não revelou "danos maiores" e que tanto os sistemas de comunicação como o Aeroporto Internacional operavam normalmente.

"A cidade não registrou danos maiores, todos os serviços estão funcionando normalmente", afirmou Ebrard sobre a situação da capital mexicana, um dos distritos com maior atividade sísmica do país e que em 1985 foi severamente atingido por um terremoto que deixou mais de 6.000 mortos.

De sua parte, o secretário da Defesa Civil da cidade, Elías Moreno, disse à imprensa que "os primeiros relatórios que se tem é que não há pessoas feridas, nem danos severos".

Em Michoacán também não foram registrados danos, segundo afirmou à AFP o titular da Defesa Civil, Jorge Romero. O funcionário disse que sua preocupação centrava-se mais no vizinho estado de Colima, onde o tremor também foi sentido.

No estado vizinho de Jalisco, cuja costa também fica no Pacífico e que tem Guadalajara como capital (segunda maior cidade do país), também não houve informação sobre danos, segundo a Defesa Civil.

No dia 20 de março passado, um terremoto de 7,4 graus na escala de magnitude momento com epicentro no estado de Guerrero abalou o sul e o centro do México, provocando a morte de duas pessoas e cerca de dez feridos, além de danos em milhares de residências.

Desde então, foram registrados mais de 300 abalos secundários, o mais forte no dia 2 de abril, de 6,3 graus de magnitude.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação