Mundo

EUA pagarão mais de US$ 1 bilhão a 41 tribos nativas americanas

Agência France-Presse
postado em 11/04/2012 22:06
Washington - Os Estados Unidos aceitaram pagar mais de 1 bilhão de dólares a 41 tribos nativas norte-americanas para resolver uma disputa sobre o uso de suas terras e seus bens, anunciou nesta quarta-feira (11/4) o Departamento de Justiça.

Este acordo, que chega a 1,023 bilhão de dólares, põe fim às denúncias, algumas das quais se referem a mais de 100 anos atrás, e ocorre depois de 22 meses de negociação entre as tribos e o governo federal.

A decisão conclui "o longo litígio que pesa sobre os denunciantes e os Estados Unidos", disse um comunicado do Departamento de Justiça.

"Este acordo resolve, de forma justa e honrada, os agravos históricos (aos nativos norte-americanos) em relação à gestão dos fundos das tribos, suas terras e outros recursos não financeiros, que foram, durante muito tempo, uma fonte de conflito entre os povos nativos e os Estados Unidos", afirmou o secretário de Justiça, Eric Holder, em comunicado.

O pacto "reforça a relação do governo com os indígenas e contribui para reestabelecer uma relação de trabalho positiva com seus dirigentes, e dá mais poder às comunidades de nativos americanos", disse por sua vez o secretário de Interior, Ken Salazar.

A indenização será entregue mediante um fundo especial, especificamente destinado a pagar os acordos financeiros dos litígios nos quais o governo federal estiver envolvido.

Nenhuma das 41 tribos nativas americanas divulgou comentários sobre a decisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação