Mundo

Menos da metade dos latino-americanos aprova gestão de Barack Obama

Agência France-Presse
postado em 12/04/2012 17:39
Washington - A popularidade do presidente americano, Barack Obama, caiu drasticamente nos últimos dois anos na América Latina, e atualmente apenas 47% dos cidadãos da região aprovam sua gestão, segundo uma pesquisa da empresa Gallup publicada nesta quinta-feira (12/4).

O presidente tinha uma popularidade de 62% em 2009, e desde então "muitos latino-americanos perderam a fé na capacidade de Obama de reforçar os laços entre a América Latina e os Estados Unidos", afirmou o estudo, realizado a partir de entrevistas com 1.000 cidadãos da região.

A Gallup concluiu na pesquisa de 2011 que apenas 24% dos latino-americanos acreditavam que as relações iam se fortalecer com Obama, uma queda de 20 pontos percentuais em relação a 2009, lembrou a empresa. Tudo isso sugere que "Obama enfrentará uma audiência cética na Cúpula" das Américas que ocorre em Cartagena das Índias (Colômbia) neste fim de semana, completou o texto.

No México, a queda de popularidade foi espetacular: apenas 19% dos mexicanos acreditam que as relações melhorarão com Obama, que se apresenta à reeleição em novembro. Dezessete por cento dos venezuelanos pensam o mesmo, a mesma porcentagem entre os bolivianos. Apenas 13% dos guatemaltecos pensam que as relações podem melhorar.

A VI Cúpula das Américas ocorre este fim de semana em Cartagena das Índias, com a presença confirmada de todos os presidentes da região, com exceção do cubano Raúl Castro, que não foi convidado, e do equatoriano Rafael Correa, que decidiu não participar em protesto pela ausência de Cuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação