Mundo

Ministros do G8 pedem que Coreia do Norte desista de lançar foguete

postado em 12/04/2012 19:28
Washington - Os ministros de Relações Exteriores do G8 pediram nesta quinta-feira (12/4) à Coreia do Norte que desista do lançamento de um foguete e que o país abandone seu programa nuclear.

Em um comunicado, os ministros pediram "que (a Coreia do Norte) não realize o lançamento", o que representaria "uma violação" às resoluções do Conselho de Segurança da ONU. "Pedem que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear e de mísseis balísticos de forma completa, verificável e irreversível", disse o comunicado.

A Coreia do Norte anunciou o lançamento de um foguete a partir de segunda-feira para colocar um satélite em órbita em meio a comemorações nacionais, mas o comunicado do G8 caracterizou o plano como um lançamento de míssil.

O G8 inclui Estados Unidos, Japão e Rússia - três dos países que estão em conversas para a desnuclearização da Coreia do Norte - junto com Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Itália.

Os chanceleres do Grupo dos Oito pediram que a Coreia do Norte tome "passos concretos e irreversíveis rumo à desnuclearização" - em linha com o acordo de 2005 entre as seis nações - e que dê acesso a observadores da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação