Mundo

FAO e OCDE destacam importância de segurança alimentar para cúpula do G20

Agência France-Presse
postado em 13/04/2012 14:46
México - Representantes da FAO e da OCDE destacaram em uma reunião de vice-ministros da Agricultura preparatória para a cúpula do G20, em junho no México, que a segurança alimentar ocupa um lugar-chave na agenda mundial, informou nesta sexta-feira o governo anfitrião.

O diretor de Comércio e Mercados da FAO, David Hallam, e seu homólogo de Comércio e Agricultura da OCDE, Kenneth Ash, afirmaram que "a agricultura e a alimentação são um assunto estratégico que ocupa um lugar chave na agenda mundial", disse o ministério da Agricultura mexicano em um comunicado.

Por isso, os funcionários da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) "concordaram em relação à necessidade de estabelecer linhas de ação conjuntas entre governos e organismos para garantir a segurança alimentar em nível global". "O bom desenvolvimento e a obtenção de objetivos e compromissos nesses fóruns é de vital importância para enfrentar os desafios na produção de alimentos", acrescentaram.

O subsecretário de Agricultura do México, Mariano Ruiz-Funes, também ressaltou ao inaugurar a reunião de dois dias na capital mexicana a relevância deste tema, devido a diversas situações ocorridas nos últimos anos.

O dirigente enumerou, entre outros aspectos, "a volatilidade dos preços dos produtos agropecuários, a demanda crescente de alimentos, as variações dos padrões de consumo, assim como os efeitos das mudanças climáticas e da deterioração dos recursos naturais".

Participaram da reunião representantes dos países integrantes do G20, assim como de algumas nações convidadas, como Colômbia, Chile ou Espanha. Também participaram membros de organismos internacionais, como a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), o Banco Mundial (BM) ou o Fundo Monetário Internacional (FMI), para os quais o México solicitou recomendações para impulsionar a atividade agropecuária mundial, para apresentá-las na cúpula do G20 de 18 e 19 de junho na cidade mexicana de Los Cabos (noroeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação