Agência France-Presse
postado em 13/04/2012 16:27
Tampa - O presidente Barack Obama disse nesta sexta-feira (13/4) que pensará nos trabalhadores americanos neste fim de semana quando tentar abrir novos mercados na América Latina para produtos americanos durante a Cúpula das Américas, na Colômbia.Obama fez essa declaração em Tampa, Flórida, um dos estados mais disputados, como parte de sua campanha eleitoral para as eleições presidenciais de novembro, a caminho da Cúpula das Américas, que é realizada na colombiana Cartagena.
"Enquanto estiver na Colômbia conversando com outros líderes (...) estarei pensando em vocês", disse o mandatário durante um discurso em Tampa, uma porta de saída importante para as exportações para a América Latina. "Estarei pensando em como podemos fazer mais negócios, ter acesso a mais mercados e a mais consumidores na região", afirmou. "Quero que vendamos coisas e quero que haja mais trabalho para os americanos", acrescentou.
Ele afirmou que está a caminho de seu objetivo de duplicar as exportações americanas para o final de 2014, e que os recentes acordos comerciais com Panamá, Colômbia e Coreia do Sul ajudarão os americanos a conseguir trabalho.
"Só na América Latina na última década, dezenas de milhões de pessoas saíram da pobreza para passar à classe média", ressaltou Obama, que considerou que essa mudança é boa para cidades como Tampa, localizada no centro da Flórida. "Nossas exportações para o hemisfério ocidental cresceram 46% desde 2009 (...) É uma grande coisa para Tampa", disse.
Tampa também será sede da Convenção Republicana para proclamar um candidato à Presidência -Mitt Romney é o favorito-, que vai disputar com Obama em novembro.