Mundo

Índia prepara lançamento de míssil de longo alcance com capacidade nuclear

postado em 17/04/2012 09:03
Depois da Coreia do Norte, agora é a Índia que vai testar ainda esta semana mísseis de longo alcance com capacidade nuclear. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (17/4) pelo porta-voz da Organização de Desenvolvimento e Defesa, Ravi Gupta, que disse que a data para o lançamento ainda não foi definida.

[SAIBAMAIS]A Índia integra o grupo dos dez países com maior estrutura militar do mundo. De 2011 a 2015, os indianos reservaram um total de US$ 100 bilhões para orçamento da área militar. Em 1998, a Índia fez uma série de testes atômicos. O governo indiano não assinou o Tratado da Não Proliferação de Armas Atômicas.

De acordo com Gupta, o míssil Agni-V tem um alcance de mais de 5 mil quilômetros. "A data ainda não foi definida porque este é o nosso míssil de maior alcance e há muitas questões logísticas, por isso não planejamos um dia específico", disse o porta-voz. Segundo ele, os testes serão feitos na região da faixa costeira de Orissa.

Teoricamente, o míssil Agni-V tem capacidade para atingir alvos em toda a Ásia e até na Europa. Apenas alguns países - China, Rússia, França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Israel - têm mísseis de longo alcance.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação