Mundo

Falha em reator nuclear faz governo ucraniano desconectar dispositivo

Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 09:11
Kiev - Uma falha em um dos três reatores de uma central nuclear no sul da Ucrânia forçou as autoridades a desconectar o dispositivo na noite de segunda-feira (16/4), informou o ministério ucraniano das Situações de Emergência, segundo o qual não foi detectado vazamento radioativo. Segundo o ministério, a avaria do transformador principal do reator número 2 provocou a ruptura de uma linha de alta tensão, o que disparou o sistema de emergência. O reator foi reduzido à potência mínima e cortado do sistema de distribuição de energia elétrica da Ucrânia. Segundo o órgão, as condições da radioatividade e de risco de incêndio na central nuclear estão dentro das normas.

A central fica na região de Mikolaiv, sul do país. Com três reatores, foi inaugurada nos 1980, no período soviético. A explosão dos quatro reatores da central de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, na Ucrânia soviética, considerado o acidente nuclear mais grave da história, provocou a morte direta de 31 pessoas e obrigou o governo da União Soviética a retirar 135.000 pessoas da região, além de ter provocado alarme internacional com a detecção de radioatividade em vários países da Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação