Mundo

Legisladores anunciam ação contra Obama por decretos de nomeação

Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 19:57
Washington - Senadores republicanos anunciaram nesta terça-feira (17/4) que entraram com uma ação na justiça contra o presidente Barack Obama, por ter assinado decretos com nomeações para cargos públicos durante o recesso parlamentar, uma prática que consideram "anticonstitucional".

"Tivemos, no seio do grupo republicano (do Senado), numerosas conversas com o propósito de chegar à melhor resposta à ação inconstitucional do presidente", disse nesta terça-feira à imprensa o chefe da minoria republicana, Mitch McConnell.

"Concluímos que a melhor opção é recorrer à justiça", disse o líder republicano, que pediu ao advogado conservador Miguel Estrada para se encarregar do processo.

"Todos os senadores deveriam compreender que o Senado deve decidir quando está em sessão, e não o presidente", afirmou o senador Roy Blunt.

Obama nomeou pessoas em janeiro, por decreto e em ausência do Congresso, para vários cargos altos, entre eles Richard Cordray para a chefia do novo Escritório de Proteção Financeira do Consumidor (CFPB, em sua sigla em inglês). Essas nomeações provocaram a cólera dos republicanos.

Cordray é um democrata que ficou conhecido por perseguir os bancos por seus abusos em matéria de créditos imobiliários quando era secretário da Justiça de Ohio (norte).

A Casa Branca também fez outras três nomeações por decreto para o escritório de Relações Trabalhistas, outro organismo criticado pelos republicanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação