Agência France-Presse
postado em 17/04/2012 21:21
Las Palmas - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, participará da reunião em Paris na quinta-feira (17/4) como parte dos esforços internacionais para acabar com a violência na Síria, afirmou uma autoridade americana nesta quarta-feira (horário local)."Estamos aguardando essa reunião e ela estará lá", disse uma autoridade do Departamento de Estado que viaja com Hillary de Brasília a Bruxelas.
O funcionário declarou que "o momento (da reunião) é extremamente importante já que temos a primeira parcela de observadores sendo mobilizada" à Síria para garantir que o presidente Bashar al Assad implemente o plano de paz.
A autoridade, que falou antes de o avião de Hillary parar para abastecer nas Ilhas Canárias, afirmou que a reunião ocorre em meio a preocupações em relação à violação do cessar-fogo.
Ele afirmou que a situação "deve melhorar, ou teremos que voltar a pressionar" para garantir que Assad implemente o plano de paz apresentado pelo enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan.
"A reunião é uma chance de os países trabalharem juntos para descobrir formas de apoiar Kofi Annan e saber o que faremos depois", disse.
Em Paris, uma fonte governamental afirmou que o ministro francês de Relações Exteriores, Alain Juppé, convidou vários chanceleres para uma reunião na quinta-feira para pressionar o regime sírio.
A fonte informou que a lista de convidados da reunião ainda não foi finalizada, mas a expectativa é de que 12 ministros participem.
Hillary viaja a Bruxelas para reuniões de ministros e chanceleres dos países da Otan na quarta-feira.