Mundo

Junta militar e oposição fazem acordo de transição na Guiné Bissau

Agência France-Presse
postado em 18/04/2012 19:14
Bissau - A junta militar e os principais partidos da oposição da Guiné-Bissau chegaram a um acordo nesta quarta-feira (18/4) para que sejam realizadas eleições depois de um período de transição de dois anos.

Este acordo, anunciado à imprensa, confirma a dissolução das instituições, depois do golpe de Estado de 12 de abril e a criação de um "Conselho Nacional de Transição" que deverá nomear um presidente e um governo provisório.

O Exército voltará aos quartéis depois de um "novo presidente" ser nomeado, informaram fontes que participaram das conversas.

"Fica dissolvida a Assembleia Nacional, ficam destituídos o presidente e o governo", disseram as fontes. Por outro lado, "é mantida a estrutura hierárquica do Exército".

Os principais líderes da oposição na Guiné-Bissau tinham se distanciado na segunda-feira dos autores do golpe de Estado de 12 de abril, enquanto aumentava a pressão internacional contra os golpistas.

O golpe de Estado aconteceu pouco mais de duas semanas antes do segundo turno das eleições presidenciais, que foram adiadas para o dia 29 de abril, entre Carlos Gomes Junior e Kumba Yala. Este, se negou a participar alegando "fraudes massivas" no primeiro turno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação