Mundo

Morre aos 91 anos o guitarrista britânico Bert Weedon, o Mr. Guitar

Agência France-Presse
postado em 20/04/2012 11:51
Londres - O guitarrista britânico Bert Weedon, que inspirou uma geração de músicos - incluindo alguns dos guitarristas mais famosos do mundo - a iniciar a prática com o instrumento, morreu aos 91 anos nesta sexta-feira (20/4). Conhecido como "Mr. Guitar", Weedon, cuja série de livros manuais Play In A Day vendeu milhões de cópias, era um músico de estúdio, que acompanhou astros como Frank Sinatra. John Adrian, um amigo de Weedon, disse que o músico morreu em casa, em Beaconsfield, oeste de Londres. Weedon era casado e tinha dois filhos.

Os Beatles George Harrison, John Lennon e Paul McCartney, assim como Eric Clapton, o guitarrista do Queen Brian May e Pete Townshend, do The Who, estão entre os guitarristas famosso que deram os primeiros passos com o instrumento graças aos livros de Weedon. A banda The Shadows chegou a dedicar uma música a ele. O primeiro livro da série Play In A Day foi publicado em 1957. Clapton declarou uma vez que nunca havia encontrado um guitarrista que não tivesse aprendido a partir dos livros.

Weedon nasceu na zona leste de Londres e aos 12 anos convenceu o pai a comprar uma guitarra antiga de um vendedor ambulante. Ele começou sua trajetória nas ;big bands;, antes de partir para a carreira solo, que incluíram sucessos como Guitar Boogie Shuffle e Nashville Boogie. A chegada do rock n; roll deu a Weedon um novo papel, como grande músico de estúdio, que tocou com estrelas como Sinatra, Tony Bennett, Nat King Cole, Judy Garland, Rosemary Clooney e Cliff Richard.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação