Agência France-Presse
postado em 21/04/2012 09:29
Kharkiv - A opositora ucraniana Yulia Timoshenko, condenada a sete anos de prisão, foi hospitalizada na sexta-feira à noite por dores na coluna em uma clínica de Kharkiv, onde seu julgamento foi iniciado na quinta-feira sem a sua presença, indicou neste sábado a direção da prisão. De acordo com seus advogados de defesa, Timoshenko sofre com problemas na coluna vertebral e se desloca com dificuldade."Timoshenko chegou ao hospital central na sexta-feira à noite", indicou o comunicado da prisão na qual está detida desde agosto de 2011. "Depois de ter revisado suas conclusões, seus médicos alemães finalmente decidiram começar o tratamento de Timoshenko no hospital que propuseram (...) na cidade de Kharkiv", informa a nota.
Timoshenko, que se queixa de dores nas costas e da falta de tratamento desde sua detenção na prisão de mulheres de Kharkiv, negava-se a se tratar em um hospital ucraniano até que seus médicos alemães aprovassem a escolha do hospital, o que fizeram nesta semana.
Timoshenko, condenada em outubro a sete anos de prisão por abuso de poder, começou na quinta-feira passada a ser processada novamente, nesta ocasião por acusações de desvio de fundos públicos e evasão fiscal em 1997-1998, quando dirigia o grupo Sistemas Energéticos Unidos da Ucrânia (SEUU), crimes pelos quais pode enfrentar uma condenação de até 12 anos de prisão.