Agência France-Presse
postado em 24/04/2012 13:35
Laon - O candidato socialista à presidência francesa, François Hollande, declarou nesta terça-feira (24/4) em Laon (norte do país) que o direito de voto dos estrangeiros nas eleições locais será aprovado durante seu mandato de cinco anos, caso seja eleito.Hollande destacou que tudo o que ele disse em projeto de governo será feito nos cinco anos de mandato. A resposta foi dada a jornalistas que pediam sua opinião sobre as declarações de Ségol;ne Royal (candidata socialista em 2007) de que este ponto do programa "nunca foi uma prioridade". "Ela disse que não era uma prioridade no sentido imediato, e não é a primeira medida que vamos tomar, mas eu não faço distinções com nenhuma medida", explicou Hollande.
"Apresentei um calendário do que farei no começo - a exemplaridade do Estado, mais poder aquisitivo às famílias, reformas que devemos fazer de maneira imediata para sanear nossas contas públicas, nossas indústrias. E depois revisar nossas instituições o que acontecerá em seu devido tempo".
Atualmente, apenas os estrangeiros de países da União Europeia (UE) têm direito a voto nas eleições municipais francesas. A proposta de Hollande, incluída em seu programa, ampliaria o direito a todos os que não procedem da UE.
A revisão das instituições, incluindo o direito de voto nas eleições municipais dos estrangeiros extracomunitários residentes na França há cinco anos, está prevista entre agosto de 2012 e junho de 2013, segundo a "agenda da mudança" proposta por François Hollande.