Mundo

General israelense diz que Irã não está pronto para produzir bomba atômica

Agência France-Presse
postado em 25/04/2012 11:37
Jerusalém - O comandante do Estado-Maior do exército israelense, o general Benny Gantz, afirmou que os dirigentes iranianos, que considera "muito racionais", não decidirão dar o último passo para a fabricação de armas nucleares.

"O Irã avançará pelo caminho da obtenção da bomba, mas primeiro tem que tomar a decisão de fazer isto. Se o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei desejar, o país seguirá adiante na aquisição da bomba atômica, mas a decisão deve ser tomada primeiro", afirmou o general.

"Acredito que seria um enorme erro e não acredito que (Khamenei) queira dar este passo adicional. A classe dirigente iraniana é formada por gente muito racional", completou em entrevista ao jornal Haaretz.

"Mas admito que tal capacidade (nuclear) nas mãos de fundamentalistas islâmicos, que poderiam em um certo momento fazer outros cálculos, é perigosa", destacou o general Gantz.

Ao ser questionado sobre um possível ataque israelense contra as instalações nucleares iranianas, o general afirmou que a "opção militar é a última em termos de cronologia, mas a primeira em termos de credibilidade".

Também disse que as sanções internacionais contra o Irã começam a dar resultados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação