Agência France-Presse
postado em 26/04/2012 15:20
Washington - Um militar americano foi morto na segunda-feira à noite por um homem vestindo o uniforme do Exército afegão na província de Kandahar (sul do Afeganistão), anunciou à AFP uma autoridade americana da Defesa nesta quinta-feira. Depois de abrir fogo, o soldado afegão foi abatido por soldados da coalizão, segundo a Isaf.Esse novo incidente eleva para 18, incluindo dez americanos, o número de militares da coalizão internacional mortos pelo "fogo amigo" de membros das forças afegãs desde o início do ano, ou seja, cerca de 20% das baixas da coalizão. Dez deles são americanos; cinco são franceses; dois, britânicos; e um é albanês.
A intensificação de "green-on-blue incidents", ou "ameaças internas", segundo a terminologia da Otan, compromete muito a vontade de trabalhar ao lado das forças afegãs, que devem substituir a Otan no final de 2014 e que as forças internacionais são encarregadas de formar.
A Isaf reconhece que esses episódios de "fogo amigo" comprometem o moral das tropas. "Embora os incidentes não sejam muitos, estamos conscientes da gravidade dos efeitos que eles têm sobre o moral", havia afirmado no início do mês um porta-voz da coalizão, general Carsten Jacobson.
O Pentágono tentou nas últimas semanas dar explicações variadas para as causas destes ataques, considerando-os incidentes "isolados" em progressão, praticados por afegãos "autorradicalizados" ou por talibãs infiltrados.