Mundo

Advogado cego chinês foge de prisão domiciliar e protesta contra o governo

Agência France-Presse
postado em 27/04/2012 09:58
Pequim - O advogado cego chinês Chen Guangcheng, famoso pelas fortes críticas à política do filho único na China, confirmou nesta sexta-feira (27/4) que fugiu de sua casa, onde era mantido em prisão domiciliar, em um vídeo destinado ao primeiro-ministro Wen Jiabao divulgado na internet. Na mensagem, de 15 minutos, Chen, com a voz emocionada, pede ao chefe de Governo chinês que sua família não sofra represálias e denuncia vários funcionários do governo que o maltrataram, assim como a sua mulher e seu filho. O advogado também pediu punição aos supostos criminosos e que a corrupção seja castigada.

O dissidente, que ficou cego em consequência de uma doença quando era criança, é um advogado autodidata e foi libertado em setembro de 2010, depois de cumprir uma condenação de mais de quatro anos de prisão. Depois de ser libertado, Chen, conhecido como o "advogado descalço" por ter lutado contra as práticas abusivas, incluindo a esterilização de milhares de mulheres e os abortos tardios e forçados, foi colocado sob prisão domiciliar e sua casa era vigiada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação