Mundo

Processo contra Breivik será retomado com foco na matança em Utoeya

Agência France-Presse
postado em 27/04/2012 14:54
Oslo - O processo contra o extremista Anders Behring Breivik, julgado pelo assassinato de 77 pessoas no ano passado na Noruega, foi suspenso até a próxima quinta-feira (3/5), data em que o tribunal se concentrará na matança na ilha de Utoeya.

O caso, aberto em 16 de abril, foi suspenso depois de duas semanas essencialmente dedicadas ao depoimento do ultradireitista e de pessoas que sobreviveram ao atentado a bomba contra a sede do governo, em 22 de julho de 2011, deixando oito mortos e nove feridos.

Na quinta-feira (26/4), o processo será retomado com o depoimento do capitão da balsa MS Thorbjoern, que faz a conexão entre o continente e a ilha de Utoeya, onde Breivik disparou durante quase uma hora contra uma multidão de jovens social-democratas reunidos em um acampamento de verão.

Breivik, de 33 anos, reconheceu os atos, mas não se declarou culpado, por considerar que seu gesto foi um "ataque preventivo contra os traidores da pátria", culpados, segundo ele, por entregar a Noruega ao "multiculturalismo" e à "invasão muçulmana".

A saúde mental de Breivik continua sendo uma questão central do processo. Inicialmente, foi declarado psicótico, mas um segundo painel de especialistas considera que o extremista é mentalmente são.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação