Mundo

A um ano da morte de Bin Laden, Obama abre sala de crise da Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 27/04/2012 19:40
Washington - O presidente americano, Barack Obama, abriu a um canal de televisão a ;Situation Room;, a sala de crise superprotegida da Casa Branca, para uma entrevista dedicada ao primeiro aniversário da operação contra Osama bin Laden, um acesso inédito, reportou a rede NBC nesta sexta-feira (27/4).

Foi nesta sala, situada no subsolo da sede da Presidência americana, que foi tirada a foto oficial em que Obama aparece com sua equipe de segurança nacional, demonstrando tensão no momento em que os comandos americanos tomavam de assalto o esconderijo do líder da Al Qaeda em Abbottabad, Paquistão.

A NBC, que difundirá a entrevista na quarta-feira (2/5), aniversário de morte de Bin Laden, afirma que teve um "acesso sem precedentes ao local mais secreto e mais protegido da Casa Branca" e promete dar a palavra aos altos funcionários que apareceram na foto oficial de Obama, tirada por Pete Souza.

O anúncio da difusão desta entrevista se deu no mesmo dia em que foi exibido pela primeira vez um vídeo institucional em que o ex-presidente Bill Clinton aparece elogiando a decisão "mais difícil e mais honorável" tomada pelo atual presidente ao autorizar a operação contra Bin Laden.

Interrogado na sexta-feira por jornalistas a bordo do Air Force One sobre uma possível utilização da ;Situation Room;em uma operação de relações públicas de caráter eleitoral, o porta-voz adjunto de Obama, Josh Earnest, limitou-se a responder que "o que o presidente fez ontem (quinta-feira, data da entrevista) e o que fez antes em várias oportunidades foi falar dessa missão e de seu êxito".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação