Mundo

Partido Revolucionário desponta como favorito em eleições no México

postado em 29/04/2012 09:38
Em 2 de julho de 2000, os mexicanos foram às urnas e encerraram 71 anos de hegemonia política do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que se manteve no poder sem lançar mão de golpes ou violência sistemática. Naquele dia, os eleitores escolheram Vicente Fox, legítimo representante dos setores mais conservadores da sociedade. Fox foi sucedido pelo correligionário Felipe Calderón, o atual presidente, que declarou uma sangrenta guerra ao narcotráfico. Seis anos depois e carregando nas costas um saldo de 50 mil mortos, Calderón não deve eleger o sucessor. Os mexicanos, ao que tudo indica, devolverão o poder ao PRI nas eleições deste ano.

O atual homem forte do partido é Enrique Peña Nieto, 45 anos. A dois meses do pleito, ele aparece como favorito em todas as pesquisas, com 40% das intenções de voto. Mais importante: tem uma vantagem de quase 20 pontos percentuais sobre a segunda colocada, a governista Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN). ;Não queremos mais insegurança, vocês sabem melhor do que ninguém. Queremos oportunidades para os nossos jovens, para os mexicanos, oportunidades de emprego digno e bem remunerado;, disse Peña Nieto na semana passada, diante de eleitores do estado de Tabasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação