postado em 04/05/2012 11:59
O segundo turno das eleições presidenciais da França, marcado para domingo (6/5), ocorre um dia antes no Brasil. Os cerca de 15 mil franceses que moram em cidades brasileiras poderão votar neste sábado (5/5), das 8h às 18h, nos consulados em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro. Os eleitores escolherão entre o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que tenta a reeleição, e o socialista François Hollande.Na França, o voto não é obrigatório, mas cerca de 40 milhões de pessoas se inscreveram para escolher o presidente da República. Em 22 de abril, no primeiro turno, apenas 28,3% dos eleitores franceses cadastrados no Brasil votaram, um total de 4.217 pessoas. Os eleitores devem levar apenas a identidade francesa para votar.
A disputa eleitoral na França polarizou os eleitores entre os conservadores, que tendem a votar em Sarkozy, e os mais liberais, que deverão apoiar Hollande. No promeiro turno, o socialista saiu na frente com 28,6%, enquanto Sarkozy obteve 27,06% de votos.
[SAIBAMAIS]
Estão em discussão questões como o aumento do desemprego no país, as consequências da crise econômica mundial, o aumento do rigor no tratamento dispensado aos imigrantes, principalmente os muçulmamos, e um plano de contenção de gastos para a França.
A expectativa é que a apuração dos votos na França comece a partir das 20h de Paris (15h de Brasília). O vitorioso deve tomar posse no próximo dia 14. Em seguida, ocorrem as eleições legislativas francesas ; em duas etapas: 10 e 17 de junho.